Plano Estratégico da Associação Baptista do Norte 2022-2025

Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas. Salmos 96:1-3

 

A Associação Baptista do Norte (ABN) é um organismo cooperativo que está ao dispor das Igrejas Evangélicas Baptistas do Norte de Portugal. Entende-se que um trabalho cooperativo eficiente passa por promover: adoração bíblica, o crescimento das Igrejas, a solidificação e, a expansão do trabalho do Senhor centrado na Grande Comissão de ir fazer discípulos de todas as etnias. (Mateus 28:19-20)

Para o próximo triénio (2022-2025) propomos trabalhar, com firmeza e constância, procurando sempre a orientação do Senhor.

Na vertente de adoração bíblica, a proposta de trabalho é transformar a nossa Escola de Música, assim como a Orquestra de Sinos, como departamentos de adoradores. Para isso iremos colocar a adoração, assim como o perfil do adorador bíblico, como uma das prioridades destes dois instrumentos que temos. Claro que não esqueceremos a parte técnica e pedagógica da Escola de Música, o que se propõe é atribuir a componente de adoração como o objectivo principal a desenvolver pela Escola de Música e pela Orquestra de Sinos.

Na vertente do crescimento, daremos todo apoio institucional às atividades evangelísticas das igrejas da ABN. Este pode passar por: ajuda financeira, envolvimento dos departamentos da ABN (como Escola de Música, Orquestra de Sinos e ABNJ) e qualquer outro tipo de ajuda que nos for solicitado.
Iremos começar a desenvolver um trabalho com as crianças e adolescentes com idades entre os 6 aos 15. Começaremos por fazer um estudo acerca do trabalho que as Igrejas da ABN estão a fazer com as crianças e adolescentes, assim como das necessidades que estas têm. Desse estudo será elaborado um plano de trabalho com as crianças e adolescentes da ABN, que será colocado a discussão e aprovação numa das Assembleias Gerais.

No concerne à solidificação das Igrejas, a proposta é desenvolver a formação de crentes que manejam bem as Escrituras. Uma formação teológica de qualidade torna o futuro da ABN mais sustentável. Pretende-se estabelecer parcerias com o Seminário Teológico Baptistas no sentido de dar formação teológica bíblica de excelência às igrejas da ABN. Para além disso a ABN irá trabalhar com todas as igrejas que desejam desenvolver um plano de ensino bíblico centrado nas Escrituras que deem apoio aos alunos que não tem a possibilidade de se deslocar ao Seminário. Este está inserido dentro de uma estratégia de investimento na formação teológica e de louvor que se pretende implementar na ABN.

Na área de expansão, o propósito é dar apoio aos projetos de plantação de Igrejas na região norte de Portugal. Pretendemos incentivar e ajudar todas as igrejas que tem projetos para plantar novas igrejas.

Para além destes 4 pilares, iremos cooperar com os Departamentos de: Homens, de Senhores e de Jovens da Convenção Baptista Portuguesa (CBP).
O objetivo é delinear uma estratégia de trabalho que vise: o crescimento, a solidificação e a expansão do trabalho dos Homens, Senhoras e Jovens Baptista do Norte de Portugal.

Sempre que possível, estabeleceremos parcerias com as várias organizações Evangélicas que estejam no Norte de Portugal, que se identifiquem com os seguintes princípios Evangélicos Baptistas:

  1. Jesus como o Deus Vivo que veio ao mundo para salvar o pecador;
  2. A inerrância das Escrituras,
  3. A Bíblia como a única regra de fé e prática,
  4. A autonomia da Igreja local.

Pastor Alexandre Glória